Quando é que devemos esticar

Esticar é outra das coisas que sempre devemos ter em conta na hora de ir ao ginásio, e é que já comentamos em inúmeras ocasiões, que nos ajudará muito a alcançar uma melhor qualidade muscular e uma boa saúde das fibras que compõem os músculos do nosso corpo.

Esticar é outra das coisas que sempre devemos ter em conta na hora de ir ao ginásio, e é que já comentamos em inúmeras ocasiões, que nos ajudará muito a alcançar uma melhor qualidade muscular e uma boa saúde das fibras que compõem os músculos do nosso corpo. Por este motivo que é tão importante dedicar alguns minutos de nosso treinamento para a realização de alongamentos, embora, neste caso, vamos determinar diferentes momentos em que se podem levar a cabo para ter um ou outro efeito.

Quando estamos treinando, muitas vezes, não sabemos ao certo quando precisamos e de que maneira esticar. Nesta ocasião, queremos nos deter neste aspecto, já que são muitos os defensores de alongar antes do treino, outros que pensam que é melhor fazê-lo enquanto estamos treinando e outros que depois. É verdade que qualquer alongamento é bom, mas com este post queremos deixar mais claro os melhores momentos para realizar alongamentos.

Antes de começar o exercício

Em primeiro lugar, vamos parar de nos alongamentos que são feitas antes de começar os treinos. Estes alongamentos participarão da fase que se conhece como o aquecimento, e é que, por regra geral se realizará, nesta fase do treinamento, pois servirão para preparar os músculos para o trabalho posterior que vamos realizar. Precisamente por isso, os alongamentos que fazemos antes de treinar devem ser suaves e controlados, muito menos intensos do que o resto.

A finalidade de se alongar antes de começar a executar a rotina de treinamento é a de ativar a circulação para preparar os músculos e articulações para o posterior exercício que vamos realizar. Por este motivo, a intensidade e o tempo dedicado a estes alongamentos deve ser muito menor que os alongamentos que virão depois. Estes alongamentos serão muito úteis para condicionar o nosso corpo.

Na metade da rotina

Por outro lado, os alongamentos a metade da rotina de treinamento são outros que nem todo mundo leva à prática. É verdade que se pode esticar entre exercício e exercício para aliviar tensões, mas esta não é a melhor maneira de fazê-lo, já que esticar entre exercícios evita a acumulação de sangue nos músculos envolvidos. Isso fará com que o desenvolvimento do exercício não seja o mesmo que se não esticar. Isso sim, servirá para aliviar tensões e evitar sobrecargas. Embora a melhor maneira de evitar isso é o que controla as cargas e a execução dos exercícios.

Ao final dos treinos

Os alongamentos no final dos exercícios é um dos momentos mais clássicos na hora de treinar. É verdade que, além disso, é necessário e imprescindível, por isso sempre devemos deixar alguns minutos no final para esticar corretamente a parte trabalhada. Os alongamentos que são realizadas depois do treino são muito mais lentos e intensos, já que com eles o que queremos é para aliviar todas as tensões e devolver aos músculos e articulações seu estado normal, evitando um possível desconforto que pode resultar em uma lesão.

Estes alongamentos no final do nosso treino o que farão será ativar ao máximo a circulação sanguínea, além de soltar as fibras musculares e devolver-lhes a flexibilidade que perdem com a tensão do exercício. Deste modo o que obteremos ao esticar depois de treinar, é começar a recuperação muscular para assim poder render mais ao usar novamente esses músculos trabalhados durante a sessão de treino. Eliminar a tensão nos ajudará também a obter melhores resultados e ser muito mais eficientes em posteriores exercícios.

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